Artéria
Cada um dos vasos que levam o sangue do coração às diversas partes do corpo.
Todas as artérias nascem direta ou indiretamente da artéria aorta, tronco-base da árvore circulatória arterial. A artéria aorta, ao sair do ventrículo esquerdo, dá nascimento às artérias coronárias ou cardíacas que vão ter ao próprio coração; e em seguida, no seu percurso a numerosos importantes ramos. A artéria aorta no tórax toma respectivamente os nomes de aorta descendente, transversa e ascendente; no abdome, de artéria aorta abdominal para acabar subdividindo-se nas duas “artérias ilíacas primitivas” (direita e esquerda). As ilíacas primitivas bifurcam-se para fornecer as “ilíacas externas” (continuadas pelas femurais ou crurais) e as “ilíacas internas” ou hipogástricas - artérias da bacia.
Da crossa da aorta nascem 3 artérias:
1º o tronco braquiocefálico direito que logo se divide em artéria “carótida primitiva direita” e “artéria subclávia direita”;
2º a artéria “carótida primitiva esquerda”;
3º “artéria subclávia esquerda”.
Das artérias carótidas saem as artérias da cabeça da face, as chamadas carótida externa, dando lugar a vários ramos como a artéria facial etc., e a carótida interna, com outros ramos também. As artérias subclávias continuam-se pelas artérias axilares, humorais, radiais, cubitais, as arcadas palmares superficiais e profunda da palma da mão, com suas respectivas ramificações. A aorta torácica fornece as artérias bronquiais, esofagianas, intercostais etc. A aorta abdominal fornece as artérias diafragmáticas, o tronco celíaco, as artérias hepática, esplênica, estomáquica, respectivamente para o fígado, baço, estômago; as artérias mesentéricas, superior e inferior, as artérias renais etc.
A artéria femural ou crural continua-se pela artéria poplitéia, a qual divide-se em tronco “tíbio-peroneiro” (artéria tibial posterior e artéria peroneira) e “artéria tibialanterior”; no pé é a artéria “pediosa”.
Technorati Tags: arterias, aorta


Julho 24th, 2007 em 6:32 am
uma pessoa que rompe a arteria femural epassa por ua cirurgia que corre tudo bem ainda perde a sensibilidade?é normal?
Julho 31st, 2007 em 11:20 am
Junto da arteria femoral comum passa uma veia e um nervo, que são muito proximos, um encostado ao outro, nesta sequencia de dentro para fora da perna nervo-arteria-veia. O mesmo trauma que causou a lesão na artéria pode ter lesado o nervo ou a veia. Se lesado o nervo, podem haver alterações na sensibilidade ou motora se lesada a veia, dificuldade no retorno do sangue pela veia.
Novembro 26th, 2007 em 2:53 pm
procedimento, angiografia membros inferiores
fiz este, exame onde acusou,
arteria fibular previa c/irregularidade,
arteria pediosa ocluida na direita,
arteria pediosa ocluida na esquerda,
o que pode ocasionar isto, que devo,
fazer p/ resolver, este problema.
aguardo uma resposta,
e fico agradecido.